Como aprender um novo idioma ajuda na carreira e na vida

Como aprender um novo idioma ajuda na carreira e na vida

Poder se comunicar com pessoas de diversas partes do mundo, viajar para qualquer país sem medo de ser enganado ou passar por constrangimentos, ganhar novas experiências e absorver novas culturas são apenas algumas das vantagens de se aprender uma nova língua

Quando se trata da vida profissional, ter proficiência em um outro idioma, ou outros idiomas, é um detalhe fundamental que pode garantir a sua contratação e eliminação do seu concorrente, além de uma tão almejada promoção ou transferência para outro país, caso trabalhe em uma multinacional.

Viver sem fronteiras

Para nativos em português, aprender um novo idioma é essencial, já que mesmo sendo a quarta língua mais falada do mundo, por cerca de 203 milhões de pessoas em países como Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, dentre outros, ainda é difícil encontrar pessoas que se comuniquem em português fora desses locais.

O mesmo não se pode dizer do inglês, que possui mais de 110 países que se comunicam com o idioma, além de ser estudado e praticado ao redor de todo o mundo. Por isso o domínio da língua inglesa não é mais um diferencial, e sim, essencial em um currículo profissional.

O domínio em novas línguas também gera benefícios cognitivos para a escrita, para a capacidade de percepção e para o raciocínio lógico.

Aprender um novo idioma é a forma mais eficiente de viver sem limitações, e expandir sua rede profissional e pessoal além das fronteiras a que está habituado.

Em uma empresa, sua presença será indispensável, principalmente se a sua fluência for em línguas em ascensão, mas ainda pouco faladas por profissionais, como o alemão e o mandarim.

O cenário do mercado atual não exige somente profissionais graduados, e sim, pessoas que tragam aspectos diferenciais, como cursos e certificações, e claro domínio em outras línguas.

Ao se deparar com um candidato poliglota, as empresas enxergam um potencial líder, com perfil globalizado e pronto para encarar qualquer desafio.

Aprenda por caminhos não tradicionais

A maioria das pessoas já conhece a importância de saber outro idioma, além do nativo. No entanto, os métodos tradicionais como as escolas e cursos de idiomas costumam apresentar uma fórmula de aprendizado cara e lenta.

Um curso de inglês, por exemplo, costuma durar no mínimo três anos, com mensalidades que podem chegar a R$1000.

O avanço da internet e da tecnologia móvel têm se mostrado como grandes aliadas para quem deseja aprender novos idiomas, sem seguir os caminhos tradicionais.

Muitos cursos online já oferecem aulas com professores de diversos países como China, França, Espanha, Itália, Alemanha e Estados Unidos de forma gratuita.

Alguns desses cursos têm resultados comprovados de alunos fluentes em três meses. O mesmo vale para os aplicativos, como o Duolingo, que trazem lições diárias sobre o idioma escolhido.

Especialistas acreditam que um contato diário de pelo menos 15 minutos com outra língua pode tornar qualquer pessoa fluente.

Por isso, mesmo que não possa investir em escolas de idiomas, ouça músicas em outras línguas, pesquise novas palavras, traduza pequenos textos, participe de fóruns de idiomas – como o Livemocha – ou assista filmes e séries legendados.

Essas dicas podem fazer que o seu nível de proficiência passe do básico ao fluente em pouco tempo, e garantirão a sua ascensão profissional.

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta